terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Carinhosa a resenha de Brasigóis Felício sobre o nosso livro Momento Crítico, publicado na revista Bula, editado na ambiência cibernética a partir de Goiânia. Em outro momento, Brasigóis, certamente os meus artigos estarão mais focados na literatura goiana, tão plena de grandes poetas (lembremos a sua poesia, a de Yêda Schmaltz, do Aidenor Aires, do Delermando Vieira, do Valdivino Braz, dos novos Marcos Caiado e Edmar Guimaraens. Também me surpreendeu a poesia de Carlos Willians.). A próxima resenha que quero fazer é do livro Caderno, de Edmar Guimaraens, mas queria fazer um contato com ele antes — mas ele é muito na moita. Mas ainda “arranco ele da moita”, para usar uma expressão bem goiana. Sou amigo destes poetas e desta poesia. E certamente José Godoy Garcia, Afonso Félix de Souza, Gilberto Mendonça Teles e Cora Coralina. Obrigado pela resenha “O perfume da memória e o ocaso da crítica”.

Aproveito para agradecer a resenha de Manoel Hygino no jornal Hoje em Dia, de BH, também sobre o Momento Crítico.


As duas resenhas estão postadas no meu blog salomaosousa.blogspot.com
O perfume da memória e o ocaso da crítica
Revista Bula
02/02/2009 | Por em


Nos arrebaldes do Plano Piloto, em Taguatinga, Cidade Satélite, ainda moça brejeira e empoeirada, a mulher pública convida o poeta a fazer amor em um prostíbulo disfarçado em hotel. O literato e jornalista, recém-chegado, com a mala de papelão repleta de clássicos da literatura, tinha outra espécie de amor para dar, embora crendo, como na canção da MPB, que “toda maneira de amor vale a pena/toda maneira de amor valerá”. Assim, dispensou o “favor” amoroso, e agradece, pois vai de encontro a um amor mais geral. Assim proclama seu amor impessoal a seu tempo e à cidade que o acolhia, em seus primeiros vagidos. Saltando uma poça de lama, o poeta seguiu em frente, com suas esperanças e sonhos.

Foi ali o primeiro lugar onde morou, em sua diáspora rumo ao futuro literário. Sonhos que andou cultivando em pastoreio de nuvens, e na leitura dos clássicos, em sua pacata Silvânia. Lugar de sua família, onde aprendeu, com Carlos Drummond de Andrade, ser preciso “tecer um canto/que faço acordar os homens/e adormecer as crianças/”. Queria ter um caso de amor não com uma pessoa, mas com a humanidade (a sua e a de todas as pessoas). O poeta tinha um sonho, e precisava conquistar seu espaço de viver na cidade para onde chegavam brasileiros vindos de todos os lugares.

“Há beleza e dignidade até mesmo nas pequenas redes de hotéis camuflados em prostíbulos”. Assim escreve Salomão Sousa, no belo texto de abertura de seu livro “Momento crítico”. Poderíamos acrescentar que também há beleza nas áridas paisagens do nordeste semi-árido, onde sobrevive, em miséria social, um povo aguerrido e bravo (como o viu Euclides de Cunha).

Povo sofrido, mas não miserável. E também beleza há na Amazônia, no dito “inferno verde”, e não apenas na via Ápia, como afirmou Joaquim Nabuco, praticando uma diplomacia às avessas, uma vez sabendo-se ser missão dos embaixadores e diplomatas em geral “mentirem honestamente em favor de seus países”, como ironizou Roberto Campos. No caso, Joaquim Nabuco mentiu desonestamente em desfavor do Brasil e de seu povo, que pagavam sua viagem de turismo diplomático.

Esta é uma das observações de fina ironia, que Salomão Sousa se permitiu fazer, em variados textos desta reunião de seu “Momento Crítico”, em que lemos crônicas de cunho ensaístico, e ensaios vazados em linguagem leve de cronista. Refere-se também o autor a Edgar Morin, que em recomendações para uma prática da educação contemporânea nos dia que a mesma deve fundar-se em quatro pilares: aprender a ser, a fazer, a viver juntos e a conhecer. S.S. assinala, no ensaio “É hora de detonar o egocentrismo”; “O indivíduo, ao pregar excessivamente a importância do Só Eu, contaminou a cultura como obrigação de seguir a política de incentivo ao egocentrismo.

Torqueville, clássico pensador da Democracia já nos dizia, há 170 anos: “Existe um amor à pátria que tem a sua fonte única naquele sentimento irrefletido, desinteressado e indefinível, que liga o coração do Homem ao lar em que nasceu. Confunde-se este sentimento com o gosto pelos costumes antigos, com o respeito aos mais velhos e a lembrança do passado. Aqueles que o experimentam estimam o seu país com o amor que tem pela casa paterna”.

Talvez tenha faltado amor à pátria ao senhor Joaquim Nabuco, ao valorizar de modo tão enfático a importância universal da Via Ápia, em detrimento das paisagens de sua pátria – coisa que Vinicius de Moraes fez ao contrário, e de modo magistral, em seu belo poema Saudades da minha Pátria.

Quase na mesma linha de Torqueville vai Salomão Sousa, no texto de abertura de seu livro, em que evoca a perdida sensibilidade das pessoas (dos jovens em particular) em relação às flores, e às sensações físicas e emocionais que provocam – sensações que ainda vibram em sua memória, quando se põe a recordar passagens de sua infância e juventude, em Silvânia, cidade onde nasceu: “Quem não adquire memória pessoal das flores não estabelece liames para a compreensão da beleza e sua ligação com a cadeia evolutiva da vida. As flores existem para a sua ligação com a cadeia evolutiva da vida. As flores existem para que a harmonia se construa”.

Eu acrescento: e também para que não nos falte, em nossa trajetória existencial, o esplendor de reverdecer no verde, no deslumbrar-se ante a beleza de dos bichos e plantas, nos cantos de muros de mundo, e nos quintais da fraternura e da inocência: “Ao nos aproximarmos para apanhar água, víamos, do outro lado da bica, a moita de açucenas e corolas vermelhas, com os milhares de pistilos atraindo os marimbondos e as abelhas arapuás. (...) As açucenas ainda alimentam as lembranças, numa manhã sem mãe e sem mulher alguma outra mulher que, durante as viagens, engrandeça o dia com os nomes de flores, ou com centenas de pistilos novos que possam animar a vida”.

Há muito a ler e a admirar, a deleitar mesmo, nesta coletânea de textos críticos do poeta e jornalista Salomão Sousa, que há anos reside e trabalha em Brasília. Ali, mesmo tendo que despedaçar as pedras do caminho, ocupou espaços na poesia e na crítica, agradando a muitos, e desgostando a uns poucos, com o ferrão de seu chuço de menino carreiro que foi, sem ter sido.

Grande parte de seus textos reporta-se a livros, personalidades culturais da capital federal – mas não faltam reflexões interessantes sobre a poesia goiana, ou ponderações de grande profundidade e perspicácia, como no longo texto intitulado “Reflexões desconexas sobre comportamento cultural”. Neste texto Salomão Sousa atira em muitas direções, focando os caminhos da poesia brasileira, ou sobre a própria crítica, que deixou de ser um caso para entrar em ocaso. Tão invisível em sua precária existência, que sequer chegou a ser caso de polícia.

Tal ocaso ocorre em face da moderna decadência cultural por que passamos, nesta era cibernética em que tudo é virtual, em segundos se esfuma no ar da evanescente e arrogante modernidade, muitas vezes vazia e sem caminhos. Salomão discute longamente causas e coisas do boom da poesia brasileira, a partir de 1997, passando pela fase em que “ o poema passou a representar respiração apenas para o poeta”. Passa Salomão Sousa à crítica da crítica: “O crítico não quer mais valorizar a obra que está sob seu foco, mas sim aniquilá-la, esquecendo-se que o ato de criticar é paralelo ao de criar”.

A nova geração

Manoel Hygino

Hoje em Dia, edição de 13 de janeiro de 2009

Pela Thesaurus, de Brasília, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, através do Fundo de Arte e de Cultura, lançou-se, quase no ocaso de 2008, “Momento crítico”, de Salomão Sousa. É livro para se ler e meditar. Nada mais útil. Nascido em Silvânia, Goiás, em 1952, formado em jornalismo, pela CEUB, Salomão exerce a profissão. O início foi na poesia, a que se dedica, enquanto avança como personalidade em outros gêneros. O novo livro contém artigos, crônicas, ensaios, em que focaliza fatos e personagens, expõe pontos-de-vista e, acima de tudo, convida o leitor à reflexão sobre problemas de antes, mas principalmente os de nosso desengonçado tempo.
O autor é um apaixonado pela natureza, não digo “encantado”, porque, depois de Guimarães Rosa, a palavra adquiriu nova acepção. “A memória das flores contribui, sobretudo, para o entendimento dos processos de reprodução, e dos engenhos misteriosos da formação da cultura. Quem não adquire memória pessoal das flores não estabelece liames para compreensão da beleza e de sua ligação com a cadeia evolutiva da vida. As flores existem para que a harmonia se construa. Só há harmonia quando existe a possibilidade da perpetualidade”.
Pois Salomão Sousa expõe e discute o problema da evolução tecnológica no campo das comunicações. Observa que, criado em 2004, o Orkut já conta com dez ou vinte milhões em uma comunidade, que cresce a todo dia. Em 2005, 74,37% eram de brasileiros, com 18 a 25 anos de idade, contabilizados os menores de idade, não quantificados. O escritor não é contra o Orkut, pois “de imediato o sistema não merece condenação sumária. Deve ser estudado para que fiquem mais previsíveis as suas conseqüências e para divulgação dos malefícios reconhecidos. Primeiramente, o Orkut favorece a comunicação e a visibilidade de grupos de amigos, inclusive para ordená-los, pois todo mundo localiza todo mundo. Além disso, contribui para que eles disseminem seus interesses”
À primeira vista, parece um instrumento valiosíssimo, e o é, se considerados os aspectos apenas positivos, porque há senões e desvios. O usuário se torna parte da própria máquina, tornando-se dela instrumento, e toda máquina, como a Internet, é burra. Para Salomão Sousa, o Orkut afeta o raciocínio, a linguagem e a memória. “Quem usa o Orkut - ou ferramentas idênticas - nem sempre ordena o pensamento, e adota a linguagem peculiar gerada pelo uso do sistema, que disfarça a obrigatoriedade de elegância, e de correção gramatical e lingüística, ou de postura ética”.
É questão grave, a se avaliar. O operador do sistema não cuida de zelar pela boa linguagem, pelo respeito a normas elementares de conduta pessoal, que podem conduzir a conseqüências condenáveis e inaceitáveis. Enquanto se dedica ao contato na máquina, o cidadão se desliga da vida, das imposições de deveres e cultivo de direitos, aliena-se.